Especialidades

Abaixo são listadas as especialidades atendidas na clínica do Dr. Marcus Cavalheiro. Se você tem alguma dúvida, por favor entre em contato conosco.

Nossas principais especialidades

No consultório, a mulher a avaliada como um todo, da adolescência à senilidade.

Quando indicado, a terapêutica clínica da avaliação e tratamento ginecológicos são ampliados pelo uso da Homeopatia. Recomendamos este uso inclusive na gestação, devido ao seu efeito suave e inócuo, sem possibilidade de efeitos nocivos para o feto.

A Orientação Familiar, também trabalhada no consultório, fortalece a união dos entes da família e colabora para felicidade pessoal dos seus membros.

Links úteis:

Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo

Site Click Bebê

Associação Paulista de Homeopatia

Associação Médica Homeopática Brasileira

Portal da Família

Instituto Brasileiro da Família

Ginecologia

Especialidade que trata do aparelho genital feminino, interno, externo e mamas e acompanha a mulher nas várias fases de sua vida. Auxiliando o Pediatra em todo o período da Infância feminina, o Ginecologista ajuda também as mães a orientarem suas filhas na puberdade e primeira menstruação.

Avaliando, orientando e tratando a mulher nas diferentes etapas de sua vida, adolescência, juventude , vida adulta, menopausa e senilidade, o profundo relacionamento médico–paciente que se estabelece permite ao Ginecologista assumir também o papel de Orientador médico, pessoal e familiar.

Realizamos o Exame Clínico-Ginecológico com a presença da Auxiliar de Sala e contamos com uma abordagem Homeopática que nos permite um entendimento melhor do binômio Pessoa–Doença, além de ampliar as possibilidades de tratamento e favorecer o equilíbrio preventivo do organismo.

Obstetrícia

A Obstetrícia é a especialidade médica que acompanha a alegria de gerar e colocar no mundo um novo Ser Humano. Preparando a mulher desde a fase Pré-Concepcional, cuida da Gestação do início ao final, através das Consultas de Pré-Natal seriadas e de exames da mãe e do feto.

Cabe ao Obstetra diagnosticar e conduzir as possíveis doenças maternas e fetais que tornam a Gestação de Alto Risco, situação em que somos Especialistas.

O nome Obstetrícia tem sua Raiz em Obstare = estar ao lado de, que no acompanhamento do Trabalho de Parto encontra seu pleno sentido. Observando de perto a Natureza do processo, é possível diagnosticar prontamente qualquer dificuldade na evolução do Trabalho de Parto e avaliar o Bem Estar Fetal durante o mesmo.

Ao nascer, o filho(a) tão esperado é colocado junto à mãe para o primeiro contato e a primeira mamada.

Atendemos nas principais maternidades de São Paulo, Hospital Israelita Albert Einstein, Pró Matre Paulista, Hospital São Luiz, Hospital Santa Joana e eventualmente outros.

Homeopatia

Homeopatia é um método de tratamento que consiste na administração de doses mínimas do medicamento ao doente para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica.

Criada em 1796 pelo médico alemão Samuel Hahnemann, foi fundamentada na Lei dos Semelhantes, citada por Hipócrates no ano 450 a.C. De acordo com esta lei, os semelhantes curam-se pelos semelhantes, ou seja, para tratar um indivíduo doente é necessário aplicar um medicamento que, quando aplicado em alguém sadio, produz os mesmos sintomas apresentados pelo doente.

A palavra "homeopatia" tem origem no grego homoispathos, onde homois = semelhante e pathos = sofrimento, doença.

A homeopatia chegou ao Brasil em 1840 trazida pelos franceses, mas só em 1980 foi reconhecida como uma especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) e no ano seguinte pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A preparação dos medicamentos homeopáticos é feita a partir de substâncias extraídas da natureza (minerais, vegetais ou animais), das quais existe um conhecimento prévio da sua potencialidade curativa, mediante a experimentação no homem sadio.

Esses medicamentos passam por técnicas de diluição e dinamização específicas, pois através desse processo é possível despertar na substância a capacidade de atuar sobre a força vital do organismo vivo.

A Homeopatia tem sua ação em vários níveis do organismo e em várias fases das doenças. Tem ação psíquica e orgânica, sendo uma das principais terapias utilizadas nas doenças psicossomáticas. Outra vantagem da Homeopatia é a ausência de efeitos colaterais por intoxicação, podendo ser prescrita em todas as idades e em todas as fases da gestação.

Tratamos inúmeras doenças com a Homeopatia, por exemplo: Enxaquecas, Dores de cabeça tensionais, Rinite, Sinusite, Gastrite, Colite e sintomas comuns na Gestação como Náuseas, Câimbras, Dores Uterinas, Depressão pós-parto, etc. Vários sintomas psíquicos como Depressão e Síndrome Ansioso-Fóbica encontram na Homeopatia alívio eficaz sem os efeitos adversos dos medicamentos psiquiátricos.

Estimulando a reação do organismo frente à doença, através do estímulo ao sistema imunológico, pode a Homeopatia ser utilizada como tratamento isolado ou coadjuvante em doenças infecciosas e também associada ao tratamento de lesões graves, pois, além de não interferir em outras terapêuticas, estimula o doente física e psiquicamente, o que favorece os mecanismo de cura.

Orientação Familiar

Designa-se por Família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma Família tradicional é normalmente formada por um homem e uma mulher, unidos pelo matrimônio ou união de fato e por um ou mais filhos, compondo a família nuclear ou elementar.

A Família é considerada a instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações. (significados.com.br)

O bom andamento da família depende em parte da saúde física, mental, emocional e espiritual dos seus membros mas também da integridade dos laços afetivos que os unem e da coesão em torno da base de valores que regem a família.

As limitações e deficiências dos membros da família, próprios da natureza humana, assim como a diferença constitucional do caráter de cada um, tornam muitas vezes difícil a convivência dos familiares, pondo em risco a Unidade Familiar.

Aconselhar a Família, a partir dos pais , estendendo-se em alguns casos aos filhos e até agregados, é o objeto do nosso trabalho de Orientação Familiar que consiste principalmente num processo educativo para identificar os reais fatos e problemas presentes no distúrbio familiar e ajudar o casal a encontrar suas próprias soluções.

Esses medicamentos passam por técnicas de diluição e dinamização específicas, pois através desse processo é possível despertar na substância a capacidade de atuar sobre a força vital do organismo vivo.

Neste trabalho contamos com o apoio dos Cursos de Orientação Familiar do Instituto Brasileiro da Família (portalibf.org.br)